
Existe mercado para cachaça argentina? A centenária marca de vodka sueca Absolut se lançou ao mercado externo em 1979 assumindo um desafio bastante semelhante e com um agravante: custando o dobro das marcas russas mais famosas. Para bancar tamanha ousadia, os suecos apostaram em uma comunicação com a diretriz "Fazendo tudo errado", de baixo orçamento que contrariava tudo o que as pesquisas de campo indicavam como caminho mais seguro.
Hoje, mais de 30 anos depois da chegada aos EUA, Absolut é a segunda vodka mais vendida do mundo atrás de Smirnoff (Diageo) e quarto no rankings dos destilados. A consagração da comunicação da marca, desenvolvida pela TBWA / Chiat / Day aconteceu em Cannes no ano passado com a conquista de um Leão de ouro com o mote "In an Absolute World". A palestra "In an Absolute World - Como ganhar lucros e prêmios usando a ccriatividade como estratégia", que abriu agora há pouco o ciclo de palestras do Wave Festival, mostrou os bastidores do case e da virada promovida pela marca nos últimos três anos após um período de estagnação.
Participaram Volker Ast, diretor global de atendimento da TBWA / Chiat / Day; e Joseph Konietzko, diretor de marketing da Absolut nos EUA, com moderação de Donald Gunn, criador do Gunn Report e ex-diretor mundial de criação da Leo Burnett.
Hoje, mais de 30 anos depois da chegada aos EUA, Absolut é a segunda vodka mais vendida do mundo atrás de Smirnoff (Diageo) e quarto no rankings dos destilados. A consagração da comunicação da marca, desenvolvida pela TBWA / Chiat / Day aconteceu em Cannes no ano passado com a conquista de um Leão de ouro com o mote "In an Absolute World". A palestra "In an Absolute World - Como ganhar lucros e prêmios usando a ccriatividade como estratégia", que abriu agora há pouco o ciclo de palestras do Wave Festival, mostrou os bastidores do case e da virada promovida pela marca nos últimos três anos após um período de estagnação.
Participaram Volker Ast, diretor global de atendimento da TBWA / Chiat / Day; e Joseph Konietzko, diretor de marketing da Absolut nos EUA, com moderação de Donald Gunn, criador do Gunn Report e ex-diretor mundial de criação da Leo Burnett.
Gunn abriu a apresentação celebrando os trunfos que a inovadora comunicação da marca sueca colheu em vendas comprovando sua tese de prêmios quase sempre se traduzem em sucesso comercial. Antes da consagração em Cannes, com Ouro em Cyber por "Absolute Machines", Ast e Konietzko lembraram que após as inovações na estratégia de lançamento que transformaram as garrafas em estrelas da comunicação e ícones da cultura pop, houve um período de estagnação na criatividade após a reação das marcas concorrentes e uma padronização nas campanhas da categoria.
E foi uma volta às raízes criativas dos anos 70 e 80, contaram os palestras, que permitiu a sueca Absolut retomar seu posto na vanguarda criativa. Na série "In an Absolut World", criada em 2006, a marca abandona a publicidade convencional e passa a se inserir nos cenários onde acredita estarem seus consumidores.
Inspirada nas garrafas temáticas de grandes cidades, criada na sua primeira época de ouro - como Absolute Los Angeles, Berlin entre outras -; a nova safra de peças se mescla com cenários reais permitindo que Madrid tenha praias, Berlin tenha Porsches como taxis e Nova York tenha uma estação de metrô na Segunda Avenida.
Os outdoors foram montados nessas cidades em pontos que fazem com que as cenas imaginárias parecessem reais. A extensão do conceito "Absolute World" segue mostrando o mundo ideal também em filmes. Num deles, "Protesto" uma tropa de choque e manifestantes se enfrentam em Paris numa guerra de travesseiros. Cannes não premiou o filme, mas existe a expectativa de que "Abraços" tenha melhor sorte este ano.
E foi uma volta às raízes criativas dos anos 70 e 80, contaram os palestras, que permitiu a sueca Absolut retomar seu posto na vanguarda criativa. Na série "In an Absolut World", criada em 2006, a marca abandona a publicidade convencional e passa a se inserir nos cenários onde acredita estarem seus consumidores.
Inspirada nas garrafas temáticas de grandes cidades, criada na sua primeira época de ouro - como Absolute Los Angeles, Berlin entre outras -; a nova safra de peças se mescla com cenários reais permitindo que Madrid tenha praias, Berlin tenha Porsches como taxis e Nova York tenha uma estação de metrô na Segunda Avenida.
Os outdoors foram montados nessas cidades em pontos que fazem com que as cenas imaginárias parecessem reais. A extensão do conceito "Absolute World" segue mostrando o mundo ideal também em filmes. Num deles, "Protesto" uma tropa de choque e manifestantes se enfrentam em Paris numa guerra de travesseiros. Cannes não premiou o filme, mas existe a expectativa de que "Abraços" tenha melhor sorte este ano.
Por Robert Galbraith
Dica: Assista os comerciais da absolut na Outlet Mkt TV com o título "In an Absolute World".
Um comentário:
Olá, Fazendo uma visitinha...
Parabéns pelo Blog!
Produzimo um vídeo com os bastidores do evento "In an Absolut Word".
Fica a dica!
http://www.youtube.com/watch?v=gpl5UrBCrik
Abs Programa Avesso!
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