Bradesco lança novo posicionamento com comercial que enaltece importância internacional do Brasil
A publicidade do Bradesco está substituindo o posicionamento "Bradescompleto", usado há quatro anos, pelo novo "Presença". Na visão do anunciante e da Neogama/BBH, responsável por desenvolver os dois conceitos, trata-se de uma evolução que pretende refletir o momento atual da economia, contrapondo o aumento da importância internacional do Brasil ao cenário de crise global."O Bradesco sempre foi uma presença marcante na vida econômica do País e dos brasileiros. Tanto nos bons momentos, como nos mais difíceis. Esse histórico foi muito importante porque deu sustentação para esse novo passo na evolução de nossa comunicação, colocando em evidência um valor que só o Bradesco pode assumir e que resume e traduz a atuação do banco desde sua fundação, em 1943: o valor presença", avalia o diretor de marketing Luca Cavalcanti.O presidente e diretor geral de criação e planejamento da Neogama/BBH, Alexandre Gama, ressalta o cuidado em se mexer em um case de tanto sucesso como o "Bradescompleto", lançado em abril de 2005 e vencedor do primeiro Grand Prix brasileiro do Effie Awards, no ano passado."Estamos evoluindo e entrando em uma fase pautada pelo momento que o Brasil vive e a maneira como o Bradesco quer se inserir nele. O conceito 'Presença' foi minha maneira de sintetizar o posicionamento nessa nova fase e refletir um dos maiores atributos do banco, ao longo de sua vida, neste país. É uma continuidade que sobe um degrau no nosso plano para a imagem do banco", define Gama.O novo posicionamento foi lançado nesta quinta-feira, 15, no intervalo do Jornal Nacional, na Rede Globo, com filme de um minuto ambientado em um estádio de futebol. Para transmitir a idéia de que o Brasil é muito mais que o "país do futebol", surgem no gramado plantações de soja e cana, uma usina e vários prédios e casas.A intenção do banco é a de ressaltar sua presença na agricultura e pecuária, "financiando produtores de todos os tamanhos"; nos negócios dos pequenos, médios e grandes empresários; no "equilíbrio" entre a iniciativa privada e o setor público; e no dia-a-dia de "quase 100% dos municípios". "Esse não é mais um país do futuro. Hoje, no mundo, o Brasil é presença. E presença, no Brasil, é Bradesco", afirma a locução, tendo ao fundo um arranjo instrumental para Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.
A publicidade do Bradesco está substituindo o posicionamento "Bradescompleto", usado há quatro anos, pelo novo "Presença". Na visão do anunciante e da Neogama/BBH, responsável por desenvolver os dois conceitos, trata-se de uma evolução que pretende refletir o momento atual da economia, contrapondo o aumento da importância internacional do Brasil ao cenário de crise global."O Bradesco sempre foi uma presença marcante na vida econômica do País e dos brasileiros. Tanto nos bons momentos, como nos mais difíceis. Esse histórico foi muito importante porque deu sustentação para esse novo passo na evolução de nossa comunicação, colocando em evidência um valor que só o Bradesco pode assumir e que resume e traduz a atuação do banco desde sua fundação, em 1943: o valor presença", avalia o diretor de marketing Luca Cavalcanti.O presidente e diretor geral de criação e planejamento da Neogama/BBH, Alexandre Gama, ressalta o cuidado em se mexer em um case de tanto sucesso como o "Bradescompleto", lançado em abril de 2005 e vencedor do primeiro Grand Prix brasileiro do Effie Awards, no ano passado."Estamos evoluindo e entrando em uma fase pautada pelo momento que o Brasil vive e a maneira como o Bradesco quer se inserir nele. O conceito 'Presença' foi minha maneira de sintetizar o posicionamento nessa nova fase e refletir um dos maiores atributos do banco, ao longo de sua vida, neste país. É uma continuidade que sobe um degrau no nosso plano para a imagem do banco", define Gama.O novo posicionamento foi lançado nesta quinta-feira, 15, no intervalo do Jornal Nacional, na Rede Globo, com filme de um minuto ambientado em um estádio de futebol. Para transmitir a idéia de que o Brasil é muito mais que o "país do futebol", surgem no gramado plantações de soja e cana, uma usina e vários prédios e casas.A intenção do banco é a de ressaltar sua presença na agricultura e pecuária, "financiando produtores de todos os tamanhos"; nos negócios dos pequenos, médios e grandes empresários; no "equilíbrio" entre a iniciativa privada e o setor público; e no dia-a-dia de "quase 100% dos municípios". "Esse não é mais um país do futuro. Hoje, no mundo, o Brasil é presença. E presença, no Brasil, é Bradesco", afirma a locução, tendo ao fundo um arranjo instrumental para Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.
Com ares de superprodução, o comercial envolveu uma equipe de 90 profissionais e mobilizou outras 600 pessoas entre figuração e elenco, em quatro dias de filmagens. Além disso, foram necessárias 250 horas de pós-produção pelas equipes da Mixer e da Tribbo Post. O filme "Estádio" foi criado por Alexandre Gama e Isabella Paulelli, e dirigido por João Caetano Feyer, com fotografia de Rhebling Jr. e som da Tentáculo.Para compor o estádio visto no filme foram usadas imagens externas do Maracanã e internas do Moisés Lucarelli, da Associação Atlética Ponte Preta de Campinas.A partir o próximo fim de semana, as revistas de circulação nacional trazem anúncio seqüencial de sete páginas, no qual é explorada a pujança do Brasil em diversos setores econômicos, como agricultura, pecuária, indústria e serviços. O anúncio foi criado por Silvio Amorim, Daniel Leitão e Alexandre Gama.É com este mote que o Bradesco deverá enfrentar as investidas na mídia de dois concorrentes que vivem momentos cruciais: o Itaú, que poderá absorver a marca Unibanco, e o Santander, que já trabalha na incorporação do Banco Real, previsto para desaparecer até o fim do ano que vem.Esta é também a primeira grande investida publicitária do Bradesco desde a sua recente troca de presidentes: Luiz Carlos Trabuco Cappi assumiu em março o posto ocupado nos últimos dez anos por Marcio Cypriano.
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