sábado, 24 de abril de 2010

McCann e W/ assinam acordo e iniciam fusão

Nova operação se chamará W/McCann e será comandada por Washington Olivetto.

Embora minoritário, Washington Olivetto assumirá o comando da W/McCann Erickson
Foi assinado nesta semana o contrato de fusão entre o escritório brasileiro da McCann Erickson, uma das gigantes do Grupo Interpublic, e a W/, de Washington Olivetto. Está previsto para os próximos dias o anúncio oficial da conclusão das negociações - reveladas por M&M Online no dia 2 de fevereiro (leia aqui) e detalhadas pela edição do Meio & Mensagem de 8 de fevereiro (leia aqui).

Olivetto será o principal executivo da nova operação e se reportará ao diretor regional do McCann Worldgroup para América Latina e Caribe, Luca Lindner. Para o desfecho positivo, foi fundamental a empatia entre os dois profissionais. A multinacional concordou em preservar a marca da agência brasileira, uma das exigências de Olivetto, que, embora minoritário, assumirá o comando da W/McCann Erickson.

Na direção da empresa, terá a seu lado os atuais presidentes da McCann Erickson Brasil, Fernando Mazzarolo, e da W/, Paulo Gregoraci. Desde o início de 2009, Olivetto controla 80% da W/, tendo Gregoraci como único sócio, com 20% de participação. Parte da equipe e praticamente todas as contas da W/ se mudarão para a atual sede paulista da McCann.

Outra decisão já tomada é o desligamento do vice-presidente de criação da McCann Erickson, Alexandre Okada (leia mais aqui). Olivetto contratou outro profissional para comandar a equipe criativa da W/McCann.

“Um negócio como este envolve uma série de questões, como identificações ideológicas e profissionais, além de encaixes e compatibilidades”, disse Olivetto à reportagem de Meio & Mensagem no início deste mês.

Além de “imortalizar” a marca W/ e de planejar participação no cotidiano da agência até 2016 (quando terá 64 anos), Olivetto frisou que só passaria adiante a marca que criou – uma das principais responsáveis pela boa reputação criativa da publicidade nacional – se fosse para fazer uma “terceira revolução”, considerando a DPZ como a primeira e o surgimento da W/ como a segunda.

Em janeiro de 2009, Olivetto assumiu o controle da agência sem a participação acionária de Javier Llussá e Gabriel Zellmeister, que foram sócios na W/Brasil desde julho de 1989, quando o grupo suíço GGK deixou o negócio que havia ajudado a inaugurar em julho de 1986, como W/GGK.

“No Brasil, queremos acelerar nosso crescimento no mercado e, especificamente, crescer com clientes brasileiros”, disse Lindner ao Meio & Mensagem no início do mês, ainda antes da concretização do negócio com a W/. Atualmente, as principais contas da McCann Erickson são de multinacionais, como Coca-Cola, Colgate, General Motors, HP, L’Oreal, Mastercard, Microsoft e TIM.

Embora divida com a McCann a conta da Nestlé, que também trabalha com outras parceiras, a W/ ajudará Lindner a cumprir seu objetivo, já que agrega marcas nacionais, como Bombril, Braskem, Grendene, Supermercados Zona Sul e Unimed Rio, entre outras.

Por Alexandre Zaghi Lemos
fonte:
http://www.mmonline.com.br/noticias.mm?url=McCann_e_W__assinam_acordo_e_iniciam_fusao&origem=mmbymail

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