segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Salvador prepara seu espetáculo de marcas


Carnaval na cidade mexe com dezenas de anunciantes e mostra que crise passa longe do Nordeste

Mais de 2 milhões de pessoas. Este é o público que estará nas ruas de Salvador durante os seis dias do carnaval, que na cidade começa oficialmente nesta quinta-feira, 19. Com investimentos do governo municipal que chegam a R$ 30 milhões, a festa deste ano terá como tema "O coração do mundo bate aqui" e homenageará os grupos afoxés.


Itaú, Nextel e Nova Schin são os patrocinadores oficiais da prefeitura, com investimentos que giram em torno de R$ 1,85 milhão cada, negociados pela parceria público-privada formada pelo consórcio Tudo/OCP. Nesta semana a Petrobras destinou cerca de R$ 1 milhão a sete blocos afro. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) e a rede de supermercados Todo Dia também serão parceiros da folia. O total de investimentos das chegam a R$ 7,5 mihões - cerca de R$ 600 mil a menos do que arrecadado em 2008.


"Todas as grandes cidades do mundo se relacionam com grandes patrocinadores e grandes eventos, como em um tripé. As marcas, assim, ficam a serviço da festa, e a festa, a serviço das marcas", analisa Maurício Magalhães, presidente da Tudo. "Com esse patrocínio oficial, existe uma coerência de planejamento. E esses anunciantes passam a oferecer a festa ao público, são patrocinadores máster da cidade e não só do evento", complementa.


A marca de cerveja do Grupo Schincariol estará no carnaval pelo nono ano consecutivo, e o Itaú o patrocina oficialmente pela segunda vez consecutiva como parte de seu projeto de valorização da cultura nacional. Já a Nextel faz sua estréia, mas de forma especial: o apoio faz parte da comunicação que marca a chegada da operadora à Bahia ainda nesta semana. "O carnaval, pela sua grandiosidade, é uma oportunidade perfeita para mostrar a marca", diz Maurício di Roberto, diretor de novos negócios da operadora.


A cobertura oficial da festa baiana ficará a cargo da TV Bandeirantes - com patrocínio de Coca-Cola, Unilever, Bradesco, UOL e Ambev -, da Band FM, da Revista Caras e do portal Terra.


Na folia


Os anunciantes também pulverizam seus investimentos a blocos e camarotes nos dois principais circuitos da cidade: Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Campo Grande). O Itaú, por exemplo, aposta em blocos tradicionais, como Ilê Aiyê, Timbalada e Araketu, além de ser patrocinador do Bloco da Barra, que sai pela primeira vez com Claudia Leitte no comando.


As marcas de cerveja dão um espetáculo à parte. A Nova Schin é patrocinadora do bloco Filhos de Gandhy, que comemora 60 anos em 2009, e do Olodum, que festeja seu 30o aniversário, além de outros 13 trios que estarão nos circuitos. A Skol lançará em Salvador sua nova plataforma jovem, denominada Skol Folia. "Isso é apenas a consolidação do que a gente vem fazendo há algum tempo. Uma chancela nova, um selo que pretende utilizar o carnaval para reforçar que a Skol é a marca que está presente o ano todo com o axé", afirma Thiago Zanettini, gerente de eventos da Ambev. A marca ainda tem seu bloco-proprietário e patrocina outros 15 trios.


Por falar em trio, a cantora Ivete Sangalo fará a estréia oficial do Demolidor 3, novo carro de som que consumiu investimento de R$ 2,5 milhões, desenvolvido pela MB Produções em parceria com o grupo Caco de Telha. Ricardo Martins, vice-presidente da Caco, anuncia incremento de cerca de 40% na geração de negócios para este ano. Isso deve movimentar aproximadamente R$ 8,5 milhões para todo o grupo, que tem um casting de mais de dez artistas, incluindo Ivete.


Outro destaque é o apoio da Credicard ao grupo Chiclete com Banana, comandado por Bell Marques. A bandeira estará nos blocos Camaleão, Nana Banana e Voa-Voa até 2010. O destaque deste ano foi a criação de uma música, O Melhor da Vida Passa por Aqui, adaptada por Marques e que será cantada nos trios.


E na janela!


Muitos camarotes se espalham pelos circuitos, mas a Avenida Oceânica, no Barra/Ondina, concentra os principais. Alguns são apenas para convidados, como o de Daniela Mercury, em parceria com a revista Contigo, e o Expresso 2222, de Flora Gil, financiados pelos anunciantes. O Expresso, com o tema 11 Anos de Folia, terá o apoio de Bradesco e Gillette (patrocinadores máster), além de Telefônica, Vivo, Terra, LG, Coca-Cola, cerveja Sol, Shopping Iguatemi e Natura. Já o de Daniela conta com as mesmas marcas há três anos: Always, Chevrolet, Havaianas, Itaú, Nextel e Seda. "É muito difícil mantermos os mesmos anunciantes - prova que estamos no caminho certo", diz Cláudia Giudice, publisher da Contigo.


Outro dos principais espaços é o Salvador 2009, assinado pela Premium Entretenimento. Com investimentos em torno de R$ 6,5 milhões, o camarote tem parceiros como Bradesco, Shopping Iguatemi, Pernod Ricard, Schincariol, Souza Cruz e Trident, além de um lounge especial da revista Wish Report, que contará com apoio de marcas premium como Mont Blanc, Cartier, Givenchi e Swarovski.



Já o Planeta Othon Revista Quem, quase no final da avenida, tem patrocínio de Renault, cerveja Sol, Havaianas e O Boticário, além do apoio de Batavo, Nokia, Ponto Frio e Shopping Iguatemi, com cerca de R$ 4 milhões de investimentos.
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